Submissão
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
- Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.
- Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
- Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
- Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
- Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.
Artigos Originais
São textos que divulguem resultados completos de estudos e/ou pesquisas originais/inéditas que estejam relacionados às diversas áreas das ciências com caráter de divulgação científica e popularização da ciência. Os textos devem conter uma estrutura básica de artigos científicos (Título, Autores, Filiações, Resumo (Abstract / Resumem), Introdução contendo o(s) objetivo(s) explícito(s) ao final do último parágrafo, Material e Métodos (Casuística e Métodos), Resultados (ou alternativamente, Resultados e Discussão), Discussão, Considerações Finais e Referências).
Notas de Pesquisas
São comunicações breves com relatos concisos, curtos sobre um tema específico de pesquisa, tópico, bem como desenvolvimento de uma teoria ou método. São menores do que os artigos originais porque possuem uma menor quantidade de resultados a serem comunicados. No entanto, gera(m) conclusão(ões) inédita(s) o que justifica a sua publicação. Assim, ela também possui os mesmos tópicos de um artigo original (Título, Autores, Filiações, Resumo (Abstract / Resumem), Introdução contendo o(s) objetivo(s) explícito(s) ao final do último parágrafo, Material e Métodos (Casuística e Métodos), Resultados (ou alternativamente, Resultados e Discussão), Discussão, Considerações Finais e Referências). Porém, é comum que esses itens sejam descritos em texto corrente sem subitens. Destaca-se ainda que as Notas de Pesquisa podem assumir um papel de anunciar uma pesquisa, mesmo ainda não finalizada, o que vem ao encontro da divulgação científica e popularização da ciência. Nesse contexto, é necessário que os dados já produzidos pela pesquisa tenham aplicabilidade na sociedade e demonstre que a realização pelo grupo divulgador é factível. Assim, ela comunicará à comunidade acadêmica e à sociedade uma pesquisa em vias de realização ou um processo de criação de um trabalho a ser realizado.
Ensaios
São textos para discutir temas de interesse da comunidade acadêmica e leiga, com relevância teórica e científica, com aplicabilidade no cotidiano. Esses textos podem ser baseados em uma vasta literatura (artigos científicos, capítulos de livros, dentre outros que convier desde que não sejam pesquisas cinzentas). Esses textos revisitam as ciências e suas interfases para dispor de um caráter de divulgação científica e popularização da ciência. Assim, os complexos textos publicados em periódicos especializados poderão assumir um novo formato e serão apresentados em uma linguagem popular e acessível à comunidade leiga de forma a fazer jus à necessidade de contribuir com a sociedade.
Notas Técnicas
São textos que descrevem, de forma acessível à sociedade, sobre métodos, técnicas, equipamentos ou acessórios utilizados em laboratórios. Esse tipo de artigo poderá auxiliar a sociedade a compreender como o conhecimento científico é gerado dentro dos laboratórios e como eles podem ser aplicados para o bem da sociedade. Essa é uma forma de traduzir conceitos científicos complexos para que se dê a divulgação científica e a popularização da ciência o que aproxima a academia universitária da sociedade.
Estudo de Caso
Trata-se de pesquisas sobre um assunto específico ao produzir conhecimento aprofundado sobre determinada área do conhecimento. Apresenta relevância na condição de explorar inicialmente determinado objeto de estudo. Essa modalidade produz dados relevantes para a ciência a fim de contribuir com novos estudos que requerem maior quantitativo de participantes (quando atrelada à pesquisa que envolve seres humanos) ou instituições (quando atrelada à pesquisa que envolve organizações).
Relatos de Ensino
Relato(s) de projeto(s) ou programa(s) exitoso(s) de ensino ou didática desenvolvido(s) dentro de uma instituição de ensino superior ou na educação infantil ou ensino fundamental I e II ou ensino médio com foco na comunidade interna, mas que tenha potencial para impactar diretamente a sociedade. Logo, o relato precisa ser de interesse da sociedade e com relevância para a divulgação cientifica e popularização da ciência.
Relatos de Extensão
Relato(s) de projeto(s) ou programa(s) de extensão desenvolvido(s) dentro de uma instituição de ensino superior ou na educação infantil ou ensino fundamental I e II ou ensino médio com foco na comunidade externa. O relato precisa ser de interesse da comunidade em geral e com relevância para a divulgação cientifica e popularização da ciência.
Pontos de Vista
Esse tipo de artigo trata da opinião e interpretação de um investigador com titulação obrigatória de Doutorado e/ou Estágio Pós-Doutoral sobre uma área e/ou tema de pesquisa ou prática com objetivo de divulgação científica e popularização da ciência. Em condições especiais, esse tipo de artigo poderá ser escrito por pessoas de notório saber e expertise em uma área do conhecimento.
Entrevistas
Os textos versarão sobre entrevistas inéditas com autoridades acadêmicas e/ou da comunidade com notória relevância para as áreas de interesse da revista. Das entrevistas também poderão participar autores, artistas, músicos, críticos, ensaístas, pesquisadores, professores de notório saber, dentre outros. A temática pode ser livre e/ou por induzida pelos editores e sempre com foco na divulgação científica e popularização da ciência. As regras para sua elaboração priorizarão a qualidade das questões, bem como a transcrição (em casos de captação original em áudio e vídeo, se necessário). Ressalta-se que arquivo submetido no presente formato será avaliado exclusivamente pelo corpo de editores da revista.
Relato de Experiência, Atualização e/ou Inovação Tecnológica
Esse texto descreve situação da prática e/ou de inovação tecnológica, seja no ensino, na assistência, na pesquisa, na gestão, no gerenciamento, dentre outros. Versa também sobre estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação e para a promoção do bem-estar da sociedade e com foco na divulgação científica e popularização da ciência.
Artigo de Revisão
Esta modalidade de pesquisa apresenta condição de análise estritamente teórica devidamente embasada em materiais de acesso público. Recomenda-se que seja devidamente esclarecido no corpo textual a condição teórica (bibliográfica) que o estudo se enquadra: narrativo, sistemático ou integrativo. Destaca-se que a condição estritamente teórica é uma modalidade na qual os autores sumarizam estudos anteriores e informam aos leitores, o atual estado da arte, em que se encontra determinada área de investigação sem deixar de contribuir eficazmente – por meio alternativo de compulsa literária – para avanços, novidades e considerável reflexão para a comunidade acadêmica e sociedade.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.